Controle de Acesso em Condomínios Verticais

05/12/2019

 

 

CONFIRA ALGUMAS DICAS ESSENCIAIS PARA A ESCOLHA DO MELHOR CONTROLE DE ACESSO EM CONDOMÍNIOS VERTICAIS

 

 

Ao menos 4 em cada 10 pessoas na cidade de São Paulo moram em condomínios verticais. Em 2019, a metrópole lançou mais que o dobro de apartamentos em relação ao ano passado. Esses dados apontam como os condomínios verticais representam um fator importante na arquitetura das grandes cidades.

 

Os condomínios verticais compreendem os edifícios residenciais e comerciais. São cômodos e vantajosos, pois reúnem mais pessoas em um mesmo espaço. Essa configuração gera, direta e indiretamente, a necessidade de moradores compartilharem vários espaços em comum. Por isso, a gestão de condomínios verticais aponta vários desafios.

 

O mais importante deles é garantir a segurança de moradores e visitantes. Para isso, é importante investir em um controle de acesso adequado

 

 

O DESAFIO PRINCIPAL

 

Investir em controle de acesso em condomínios verticais não é uma variável simples. É preciso buscar soluções de segurança abrangentes e diversificada, para que os mais diversos pontos do edifício estejam protegidos, tais como: portaria de pedestres, estacionamentos, muros, áreas de uso comum, salões de festa, casas de máquina ou caldeiras, parquinhos, além da administração.

 

Para auxiliar a equipe de administração a manter a segurança de todos e a integridade do edifício, a Wolpac separou três dicas essenciais de controle de acesso pensado para esses espaços. Confira:

 

 

ESTRATÉGIAS ADAPTADAS

 

Estratégias adaptadas às particularidades de cada ambiente são a chave para melhores resultados. Para isso, é importante diversificar as credenciais. As tags de entrada veicular para visitantes e moradores devem ser diferentes das utilizadas pelos pedestres, de modo que estes não consigam ter acesso ao edifício pela garagem quando estiverem a pé. Isso impede que um intruso  tenha acesso à muitas áreas do prédio com uma única credencial que eventualmente tenha sido roubada ou fraudada.

 

Áreas comuns, como academia, salão de festas e playground, também devem ter sua salvaguarda garantida – seja por monitoramento remoto ou mesmo por bloqueios físicos que solicitam credenciais. Equipamentos como câmeras e detectores de movimentos podem auxiliar a área externa.

 

 

VALORIZAÇÃO CONSTANTE DO TEMA

 

Não basta investir inicialmente em controle de acesso sem que os gestores façam manutenções e acompanhem as mudanças tecnológicas dos equipamentos. A segurança deve ser um tema valorizado e constantemente abordado pelos administradores. Reservar recursos para o cuidado dos equipamentos de controle de acesso é investir na qualidade do serviço a médio e longo prazo.

 

Por fim, é importante ressaltar que a prevenção é o melhor remédio. Gestores que se ocupam com o tema antes mesmo dos lançamentos tendem a apresentar menos problemas no futuro. Porém, mesmo que o edifício já esteja de pé e funcionando, e mesmo que seja antigo, é perfeitamente possível executar um projeto de segurança com sucesso.

 


 

SEGURANÇA DE PONTA É COM A WOLPAC

 

Quer aplicar as dicas para condomínios verticais? A Wolpac é líder no segmento de controle de acesso, oferecendo soluções modernas de bloqueios para pessoas e veículos. Solicite um orçamento personalizado.

 

Para mais conteúdos relacionados, continue lendo nosso Blog ; )